fbpx

RECUPERAÇÂO DE SENHA

Upcycling: a moda
que faz bem
ao planeta

Cresce cada vez mais o número de marcas que está aderindo ao conceito de reaproveitamento de produtos e materiais descartados, ou “upcycling”. A grande beleza está em ver o que seria descartado ser transformado em algo novo, com criatividade e respeito ao meio-ambiente.

Como há muito o que se reaproveitar por aí, há um universo de possibilidades. O segredo é saber aproveitar e o planeta agradece: a prática evita que resíduos têxteis se acumulem em aterros sanitários e também diminui o uso de água – que seria muito maior para fazer uma roupa do zero. Quem produz as peças também tem suas vantagens, pois os materiais usados ou pré-existentes custam bem menos do que os fabricados. E o consumidor, por sua vez, adquire produtos bacanas e muitas vezes exclusivos, participando do movimento de consumo consciente que deixa o planeta mais sustentável.

Conheça algumas marcas que fazem produtos incríveis a partir do upcycling:

Parler

Aproveitando o que o mundo tem a oferecer e somando sua própria bossa, a marca de Cíntia Di Pieri e Giselle Moraes alia estilo e consciência em relação ao meio ambiente em suas roupas. Em torno de 80% de suas peças são produzidas com tecidos 100% reciclados, de uma fábrica que busca sobras do mercado têxtil e as desconstrói, para então recriar tecidos novos e exclusivos. Quanto aos botões, 100% deles é reciclado a partir de papel, tecido, plástico e até borra de café.

Re,

A marca reutiliza tecidos garimpados em estoques de tecelagens, sobras nas fábricas e lojas para criar bolsas e acessórios únicos, sustentáveis e duráveis. Tudo é produzido manualmente por talentosas costureiras de São Paulo que moram em regiões com acesso limitado ao design e a clientes.

 Montageart

As jóias e objetos de decoração criados pelos designers Eduardo Aiello e Alex de Oliveira são feitos artesanalmente, a partir de peças de seus garimpos em viagens e feiras de antiguidades. Eles unem os materiais de formas inusitadas, originando peças exclusivas que carregam o charme de ter uma história.

 Pequeno Ton

O brasiliense Washington Pequeno cria joias contemporâneas a partir do reuso de matéria prima natural. São resíduos florestais, como troncos e penas de animais, que caem naturalmente, ganham formas e brilho em meio à resina. As embalagens também acompanham o conceito de reuso, desenvolvidas a partir de resíduos de construção civil. A marca conquistou reconhecimento internacional e recebe encomendas de diversos países.

Veja Também

TOP