Aqui você encontra curadoria de estilo de vida: tendências, conteúdo e compras online!
Pesquisar Busca:

Meu carrinho

Como Teresa define, a Colírio é uma consultoria de design estratégico com história, coragem e talentos para transformar. Sim, transformar. “Com o poder do design, levamos um novo olhar para as organizações que desejam e precisam gerar impacto positivo. Assim, seu efeito transformador se amplifica porque conversa com as pessoas”, conta ela, que tem como sócio e parceiro de jornada o marido, Alê Grynberg. Este ano, a Colírio está completando 18 anos e conta essa história em um livro que será lançado no próximo dia 9 na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi.

Em 2022 a Colírio Design idealizou o Movimento Sacola Zero e o Iguatemi, o IT Brands e todas as marcas envolvidas na Body & Soul + IT Brands Wellness abraçaram a causa. O objetivo era provocar a reflexão sobre o consumo de sacolinhas plásticas, que é a maior causa de poluição dos oceanos. Todos os visitantes recebiam um ecobag na entrada do evento e, assim, as marcas também não precisaram levar suas sacolas. Dando continuidade a esse movimento, a Colírio trouxe David Schurmann para falar sobre o Voice of the Oceans, um movimento mundial de combate à poluição plástica com o qual a agência iniciou uma parceria em 2020.

Outro exemplo recente de projeto impactante é a campanha e a identidade visual do Sou amigo da fauna, que reuniu as ONGs Instituto Libio, Ampara Silvestre, Onçafari e SOS Pantanal para reforçar a proteção ambiental e alertar para o tráfico de animais silvestres.

Como o design transforma o mundo e como a Colírio transforma a realidade por meio do design?

Decidimos que nossa forma de transformar seria pelo design. Começamos esse processo pelo terceiro setor, atendendo ONGs, fundações e depois ampliamos esse universo fazendo parcerias com diferentes tipos de empresas e organizações.  Acreditamos que o trabalho de design estratégico faz  instituições e marcas serem mais bem compreendidas e reconhecidas, podendo realizar ainda mais. Veja o projeto da Bicicoleta, uma bicicleta cargueira elétrica idealizada por nós e desenvolvida por parceiros. A ideia é oferecer um instrumento de trabalho para catadoras, possibilitar uma geração de renda e contribuir para uma melhor gestão de resíduos. E para dar escala a este impacto, buscamos o patrocínio de empresas que estão alinhadas com este propósito.

A Colírio tem o selo Empresa B. Qual a importância dessa certificação para vocês?

Fazer parte desse ecossistema de empresas B, um movimento global que acredita em um equilíbrio maior entre propósito e lucro, é maravilhoso e posso dizer que o processo de certificação teve grande impacto em cada um de nós. Esse olhar sempre esteve bastante presente no nosso jeito de trabalhar, mas a certificação é também uma forma de estarmos sempre atentos, revendo práticas, cuidando das pessoas e, na medida do possível, encontrando impacto positivo em todas as nossas atividades.

Nessa jornada de 18 anos, o que você destacaria como as maiores mudanças na mentalidade das marcas? E o que precisa mudar já? Por que?

Penso que uma das maiores mudanças, ainda em curso, na mentalidade das marcas, é responder à provocação do mundo contemporâneo de que é preciso se posicionar frentes às questões mais urgentes do nosso tempo e utilizar seu poder e serviços para a construção de um mundo mais justo. Também observo um cuidado crescente com a imagem e reputação das marcas diante de um consumidor cada vez mais consciente e exigente. É preciso que essa preocupação se torne uma prática o quanto antes, e a gente procura despertar esse olhar, abrir essa conversa com cada novo cliente.

Em 2021 vocês também mudaram – para melhor. O que inspirou essa nova fase, esse novo olhar?

Estamos em constante evolução, buscando uma conexão profunda entre nossos princípios, expertise e as demandas da sociedade. E esse desejo talvez tenha se fortalecido ainda mais em um cenário pós-pandemia, quando tivemos a oportunidade de refletir sobre o nosso papel.  Não queremos ser a melhor consultoria de design estratégico DO mundo e sim PARA o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será divulgado.